quinta-feira, abril 13, 2006

O SENSEI

As tradições, o código ético e as normas de conduta do Budo e consequentemente de todas as Artes japonesas, sejam marciais ou não, têm uma história com centenas de anos.
Um dos aspectos mais importantes da sua herança centra-se no Mestre e nas responsabilidades que assume como tal.
A história relata que numa grande batalha naval, poderosas embarcações de guerra enfrentaram-se. Uma densa neblina envolveu-as mas o comandante possuía um Shi-nan um compasso marítimo elaborado com um íman, graças ao qual logrou sair da neblina e vencer o inimigo
A palavra Shi-nan começou depois a aplicar-se ao Mestre que é quem mostra o caminho, ou os dados que levam ao caminho ou direcção correctos.
As responsabilidades de um instrutor de karate são como um instrumento de marear que, primeiro dirige os alunos para a direcção correcta, depois, ganha o respeito e confiança dos alunos, dando o exemplo através do melhor carácter e conduta possíveis, por fim através do treino constante procura melhorara o seu nível técnico, mantendo-se sempre á frente na evolução dos seus alunos afim de lhes poder indicar o caminho. A análise cuidadosa que realiza sobre as condições físicas, mentais e psicológicas de cada um dos seus alunos, permitem-lhe guiá-los na direcção mais indicada para a sua evolução.
Como instrutor e mestre a compreensão do símbolo do compasso indica um compromisso pessoal e uma dedicação pelas normas mais elevadas do karate tradicional

Sem comentários: