quarta-feira, maio 04, 2005

SOBRE O GO RIN NO SHO

Miyamoto Musashi nasceu para se tornar o maior Samurai da sua época. Órfão criado por um tio, desde cedo interessou-se pelas artes militares, inspirado nos ensinamentos zen, Xintoísmo (a religião tradicional do Japão) . Dento delas estudou Kendo e Yaido, cujos ideais virtuosos, foram adoptados por Musashi toda a vida
Desde a primeira luta, aos treze anos, quando já era um jovem forte e encorpado, conheceu o sabor da vitória.
Numa luta, ele jamais perdeu; as suas disputas quase sempre foram coroadas com a morte do rival. Atitudes como esta para os nossos olhos de ocidentais, podem parecer cruéis, mas para aquele grupo de nobres, normalmente integrantes das classes guerreiras, a morte era encarada com naturalidade.
De facto os Samurais eram apresentados às Artes Marciais para se tornarem bons estrategos, corajosos e aptos a tomar decisões por vezes extremas, rapidamente.
Em guerras e disputas, a sua atitude era serena até mesmo diante da morte. Aquele que encontrava a iluminação por meio das Artes Marciais desenvolvia uma visão precisa da realidade, premiada com uma conduta digna e honesta.
Musashi foi um mestre no caminho do sabre; buscou uma perfeição nesta arte até a sua fama alcançar todo o Japão.
Quando a habilidade com as espadas curta e longa e a lança o tronaram invencível e temido, o grande samurai decidiu que era hora de deixar um legado às futuras gerações. Retirou-se e escreveu “ O Livro dos Cinco Anéis” um guia de estratégia considerado um clássico da literatura japonesa, quase um livro mítico.

5 comentários:

Anónimo disse...

oi

Anónimo disse...

Bastante boa a biografia.. espero que os artigos posteriores sigam a linha ;)

Anónimo disse...

viva o meu tio!!!!!!!!! LOL

Anónimo disse...

Sou um apaixonado pela espada, o livro de musashi é um hino as artes marciais, gostaria de ver neste blog a continuidade destes artigos.
Ronin

Anónimo disse...

isto afinal não é um blog sobre Musashi é mais um de shotokan.
Que pena...