quinta-feira, outubro 19, 2006

VERDADEIRO MESTRE


Yagyu Tajima no Kami Munenori foi um grande espadachim e mestre de artes marciais de duas gerações de xoguns. Em suas conclusões intuitivas, expressa como "mente comum que não conhece regras", existe um ditado que diz: "Não existe tácticas militares que se apliquem a um homem de grande força".

"Certo dia, um dos vassalos do xogum aproximou-se de Tajima no Kami e pediu-lhe que o aceitasse como discípulo, ao que Yagyu respondeu: - Pelo que vejo, o senhor já é um mestre. Peço-lhe que me diga a que escola pertence, antes que entremos na relação mestre-discípulo.

O guarda observou que se envergonhava de dizer, mas jamais tinha aprendido a arte da esgrima Mas eu nunca pratiquei nenhuma arte marcial - respondeu o homem.

- O senhor está brincando comigo? Sou o mestre do venerável xogum e sei que meus olhos jamais se enganam.

- Lamento ofender a sua honra, mas a verdade é que jamais tive qualquer conhecimento desta arte - insistiu o guarda.

- O senhor veio praticar o Tajima no Kami como desporto? Estou errado em achar que o senhor é um dos professores do xogum? Perguntou o mestre Yagyu, mas o homem jurou que não e então, frente a tão segura negativa, o mestre vacilou um momento, ao final do qual disse: - Como o senhor afirma, não vou desmenti-lo, mas seguramente o senhor é mestre em alguma outra disciplina, embora eu não saiba qual seja.

Respondeu-lhe o guarda: - Devo dizer-lhe que existe algo no qual me considero mestre. Quando eu era criança, ocorreu-me a ideia de que o guerreiro é um homem que não vive sua vida a se lamentar e não tem o direito de temer a morte em qualquer circunstância. Desde então lutei continuamente com a ideia de morte. Como acredito nisso há muitos anos, isso se tornou uma grande convicção. Hoje em dia, eu nunca penso na morte. Talvez seja a isso que o senhor se refere.

Mal ouvira tais palavras, mestre Yagyu ficou muito impressionado com a resposta e exclamou: - Alegro-me que minha impressão estava certa, pois o princípio mais profundo da arte da espada é atingir a libertação da ideia de morte. Tenho mostrado essa meta a centenas de discípulos, mas até o momento nenhum alcançou o grau supremo na arte da espada. O senhor não precisa de qualquer ensinamento, pois já é um mestre.

Dizem que depois disso, Yagyu Munenori concedeu imediatamente o certificado ao vassalo do xogum.

- História de Muragawa Soden
Hagakure, Século XVII

Sem comentários: